top of page

É mais difícil perder peso à medida que a idade avança?

Algo muito comum de ouvir-mos para justificar alterações na composição corporal com o avançar da idade é "o metabolismo fica mais lento". Mas será mesmo assim?

De facto, a evidência cientifica mostra que há uma tendência para redução da taxa de metabolismo basal com o avançar da idade. Essa redução gradual é sustentada em três pressupostos:

1. Redução da massa muscular- acontece uma perda de grande relevo da quantidade de massa muscular. Esta perda pode ser atenuada ou até mesmo evitada com um aporte nutricional e proteico adequado e com a prática de atividade física regular.


2. Redução do volume cerebral- existe uma pequena redução da massa cerebral entre os 40 e os 80 anos, que por estar envolvida na taxa de metabolismo basal, pode causar alterações residuais na ordem de até menos 30 kcal por dia.


3. Menopausa nas mulheres- existe um conjunto de alterações fisiológicas e hormonais, nomeadamente uma elevada redução de estrogénios, que promove um padrão de maior acumulação de gordura. Essa reestruturação negativa da composição corporal, associada também à perda de massa muscular, é agravada pelo sedentarismo.



Portanto existe de facto uma "redução no metabolismo, no entanto o impacto da mesma parece não ser significativo quando a massa muscular se mantém constante. E de facto a idade não parece condicionar o sucesso de um acompanhamento nutricional para emagrecimento, com défice calórico ponderado, quando a adesão ao plano alimentar é assegurada.



תגובות


Não percas!

Subscreve gratuitamente, recebe um Planner Semanal de Refeições e muitas mais informações atualizadas no âmbito de um estilo de vida saudável

Imagem1.png
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn

©2020, orgulhosamente criado por Cátia Pereira

bottom of page