O que eu faria se tivesse lipedema
- Cátia Pereira
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Atualizado: há 20 horas
O lipedema é uma patologia cada vez mais diagnosticada, e que pode interferir muito com a qualidade de vida das pessoas. O lipedema é uma condição médica com acumulação de nódulos de gordura, que pode resultar em dor, hematomas e inchaço. Sofres de lipedema e queres emagrecer? Está atenta!

AVALIAÇÃO BIOQUIMICA
- A vitamina D pode estar reduzida em pacientes com lipedema, por isso é necessário verificar a necessidade de suplementação individual. - por norma também existe aumento da proteína C reativa, que é um marcador da inflamação.
APOSTAR EM ALIMENTOS ANTIINFLAMATORIOS
Consumir alimentos ricos em ómega 3 e fontes de antioxidantes têm um efeito benéfico no controlo da inflamação associada ao lipedema. Em alguns casos, avaliando o aporte nutricional, pode fazer sentido o recurso temporário à suplementação.
Fonte de ómega 3 Fontes de antioxidantes AVALIAR NECESSIDADE DE RESTRIÇÃO DE GLÚTEN
- pessoas com lipedema tem maior tendência a terem doença celíaca
- para além de possíveis exames analíticos, importa perceber a funcionalidade intestinal, de forma a avaliar se faz sentido restringir alimentos com glúten ou não.
AJUSTAR CARGA GLICÉMICA
Estudos indicam-nos que parece relevante uma abordagem na quantificação controlada de hidratos de carbono ao longo do dia e acima de tudo controlo da carga glicémica das refeições (ou seja índices glicémicos mais baixos). (tabela com valores dos índices glicémicos dos alimentos)
Mesmo com os cuidados alimentares mencionados e uma prática regular de atividade física, o lipedema "mostra-se extremamente resistente". Daí a importância da consistência de hábitos de estilo de vida. Contudo é sempre vantajoso procurar um cirurgião vascular para um diagnóstico correto.
Além disso lembra-te que o acompanhamento alimentar de forma individualizada e personalizada é fundamental para serem avaliados todos os parâmetros que permitam melhorar esta condição clinica
Comments