Não sabes o que comer depois de um treino?
- Cátia Pereira
- 4 de out. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 25 de out. de 2024
A refeição após um treino, com os alimentos certos e no tempo certo, pode ajudar a reidratar, acelerar a recuperação e promover o crescimento muscular. Ou seja, o que comes antes e depois de um treino vai ajudar-te a maximizares os benefícios do teu treino.

O que deves fazer depois do treino
1. Reidratar o mais rápido possível
Repor os níveis de água e eletrólitos os fluidos que perdemos sobretudo através da transpiração é fundamental para o equilíbrio do organismo. Podes utilizar a observação da cor da urina para perceberes se te encontras bem hidratado (quanto mais clara for melhor o nível de hidratação).
2. Reabastecer
Existem vários fatores que podem afetar a escolha dos alimentos. Devem ser considerados fatores intrínsecos como a idade, o género e a composição corporal, mas também fatores associados ao treino como o tipo de treino que é realizado, a intensidade e a duração. Também o propósito como a perda de gordura corporal, o aumento de massa muscular, a melhoria da performance faz diferir o comportamento alimentar.
O que a refeição pós treino deve incluir?
Um nutriente importante na refeição pós-treino é uma fonte completa de proteínas para estimular a síntese proteica muscular e desencadear o processo de recuperação.
Ok, mas devo comer apenas alimentos fonte de proteína? Não! Proteínas e hidratos de carbono trabalham juntos de forma sinérgica e, portanto, é crucial incluí-los a ambos na tua refeição pós treino (quer seja um pequeno-almoço, lanche ou refeição principal).
Devo fazer sempre refeição imediatamente a seguir ao treino?
O corpo é mais eficaz na ressíntese de glicogénio muscular e na promoção da reparação muscular e crescimento nos 60-90min após o exercício, no entanto esses processos continuam a ocorrer nas 12-24 horas seguintes.
Pode não ser necessário se:
a tua refeição principal for nas 2h seguintes ao exercício físico
continuas a sentir-te com muita energia porque fizeste uma boa refeição pré treino
o teu exercício físico foi de baixa intensidade (caminhar, yoga...)
o teu objetivo é manter ou perder peso/massa gorda
É uma boa ideia se:
a tua refeição principal for realizada num tempo > 2h depois do exercício físico
não fizeste refeição pré treino ou se fizeste essa refeição mais de 3h antes
o teu objetivo é aumentar peso/massa muscular
és um atleta de elite com treinos de alta intensidade ou com treinos bidiários
Ideia de lanches pós treino
Relembro que as ideias que te deixo são apenas diretrizes e que a tua escolha deve ter em consideração o tipo de treino, a hora a que treinas, as refeições que antecedem o teu treino e claro, as tuas preferências alimentares e as tuas necessidades individuais.
Papas de aveia
Wrap de atum ou frango
Prato principal
Pão com ovos
Taça de iogurte com cereais sem adição de açucares e fruta
Batido com suplemento proteico
Um plano alimentar individualizado pode ser a ajuda que te está a faltar para conseguires adequar a tua alimentação às tuas necessidades e com isso conseguires os resultados que tardam em aparecer!
Comments