Cultivar legumes em casa: quais os benefícios?
- Cátia Pereira
- 1 de abr. de 2022
- 2 min de leitura
Ter o hábito de cultivar e consumir os próprios alimento pode transformar a tua relação com a alimentação e com certeza irá promover mais saúde em tua casa. Mais do que isso, irás perceber como o sabor é diferente e mais agradável. Quero incentivar-te a plantar mais e a depender menos do supermercado, mostrando-te quais os legumes mais fáceis de cultivar.

É importante perceber onde é que os alimentos são cultivados e como acabam por chegar ao nosso prato. A melhor forma de nos conectarmos com os alimentos é cultivá-los!
👩🌾Se moras numa casa com quintal, separa uma área para uma pequena horta. Existem estudos mostrando que em apenas um metro quadrado, plantam-se legumes e verduras suficientes para a necessidade diária de um adulto por um mês.
👩🌾Se moras num apartamento ou em uma casa que não possui jardim, há outras opções como plantar/semear em vasos ou caixas de madeira, podendo fazer hortas verticais que ocupam pouco espaço. O mais importante é ter uma boa dose de luz diária e escolher as plantas adequadas para o ambiente.
Benefícios do cultivo:
🌿Mais saúde: os produtos orgânicos são sadios, limpos, cultivados sem agrotóxicos e sem fertilizantes químicos. São cultivados através de processos naturais, que não agridem a natureza e não prejudicam a saúde.
🌿Adiciona diversão e conexão à alimentação saudável: ao cultivarmos somos capazes de apreciar e sentir ainda mais gratidão pela comida que alimenta o nosso corpo. E além disso, quem não gosta de sujar as mãos e brincar na terra? Esse ato de brincadeira e diversão pode trazer de volta tantos sentimentos infantis de liberdade.
🌿Incentiva o consumo de alimentos vegetais: é muito mais provável que consumas os alimentos que cultivas para reduzir o desperdício de alimentos e colher todos os "frutos" do teu trabalho.
🌿Alivia o stress: há estudos que avaliam a mudança de comportamento e a melhoria na qualidade de vida de pessoas que cultivam algo e tem algum tipo de contato direto com a natureza. Cultivar é uma atividade relaxante que pode melhorar o humor.
🌿Reduz a pegada ecológica: ao invés de comprares alimentos como em embalagens, és capaz colher da planta e levá-los diretamente para casa para desfrutares.
Os vegetais mais fáceis de cultivar
Tomates- deves plantar o tomate em solo profundo, porque ele desenvolve raízes grandes e extensas. além disso precisarás de uma estrutura de suporte como um fio para que a planta de tomate seja apoiada à medida que cresce.
Cenouras- o mais importante é manter a humidade da terra. Quando começarem a crescer já é possível diminuir a frequência de regar o solo.
Espinafres- fáceis de plantar, preferem os solos húmidos e não precisam de muito sol. Além disso são muito duradouros, podendo sobreviver todo o inverno.
Ervilhas- devem ser cultivadas principalmente no outono, em clima fresco, e adaptam-se bem a todos os tipos de solo.
Alface- podem ser cultivadas durante todo o ano tendo em conta as diferentes variedades (lisa, frisada, roxa, etc.)
Batatas- basta cortar batatas ao meio e deixá-las enterradas no solo. Em cerca de sete semanas poderás ver os primeiros sinais de novas batatinhas a vir.
Pimentos- a melhor época para planta-los é na primavera, porque são sensíveis ao frio. É preciso receberem bastante sol e também regá-los constantemente.
Lembra-te: os nossos hábitos alimentares não são apenas sobre o que comemos, é também sobre a nossa experiência alimentar!
コメント