5 formas de reduzir a ingestão de sal
- Cátia Pereira
- 6 de set. de 2021
- 2 min de leitura
Em Portugal, a quantidade de sal presente na alimentação é sensivelmente o dobro daquela que é recomendada pela Organização Mundial de Saúde, tornando-se por isso urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação. Descobre aqui como podes reduzir o consumo de sal de forma prática.

O sal é necessário para manter a função fisiológica normal, pois desempenha um papel fundamental no equilíbrio de fluidos e nas funções musculares e nervosas.
Contudo o seu consumo deve ser moderado, pois o consumo excessivo de sal está associado a um aumento do risco de hipertensão, que por sua vez é um fator de risco para doenças cardiovasculares, para o aparecimento de determinados tipos de cancros e sobrecarga do funcionamento renal.
A Organização Mundial da Saúde recomenda um consumo de sal de menos de 5 gramas por pessoa por dia. Contudo, a ingestão de sal na maioria dos países da União Europeia está muito acima da quantidade sugerida.
É urgente começar a reduzir, de forma progressiva, a quantidade de sal na alimentação. Neste sentido, apresento-te algumas sugestões práticas para reduzires o teu consumo de sal:
1. Conhecer os alimentos naturalmente ricos em sal
Alimentos como produtos de charcutaria, queijos, molho de soja, temperos industrializados e alimentos fumados são naturalmente salgados, logo o seu consumo deve ser esporádico.
2. Substitui o sal por ervas e especiarias
Ervas aromáticas como a salsa, hortelã, coentros, orégãos, tomilho, alecrim e especiarias como a pimenta, colorau/pimentão, açafrão, noz-moscada, caril fornecem muito, e até mais sabor do que o sal. Prepara os temperos com antecedência para o sabor ficar mais apurado, usa a criatividade e arrisca diferentes combinações.
3. Lê cuidadosamente os rótulos
Os produtos e refeições pré-confecionados (industrializados) tendem a ter elevadas quantidades de sal devido aos métodos de preservação usados para aumentar o tempo de vida útil. É importante leres cuidadosamente os rótulos dos produtos alimentares, para comparares as diferentes versões e optares pelas que tenham menor teor. Existem no mercado produtos “ sem sal”, “sem adição de sal” e “ com baixo teor em sódio” que podem ser boas alternativas.
Em alguns dos rótulos é indicada a quantidade de sódio e poderá ser calculada a quantidade aproximada de sal através da multiplicação do valor de sódio por 2,55.
4. Evita adicionar sal após cozinhar
Adicionar sal à comida à mesa torna-se rapidamente um hábito. Retira o sal da mesa para evitares a tentação de o utilizares.
5. Utiliza medidas caseiras
Durante a confeção utiliza medidas como colher de chá ou de café para medir o sal adicionado, evitando adicionar o sal "a olho". Cada colher de café de sal corresponde a 3g e cada colher de chá corresponde a cerca de 5g de sal.
Colocando em prática estas dicas, a redução diária do consumo de sal torna-se possível, reduzindo o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares e outras patologias, contribuindo assim para um melhor estado de saúde e consequentemente melhor qualidade de vida.
Gostaste do post?
Guarda e partilha com alguém que precise de saber esta informação🤍




Comentários