top of page

Dourada grelhada no forno com couve coração salteada

Atualizado: 19 de fev. de 2024

Por vezes queremos tanto fazer coisas diferentes que esquecemos pratos simples e tradicionais que têm tudo: são rápidos, práticos e saborosos. Quem não gosta de um bom peixinho grelhado? Hoje trago-vos uma sugestão de dourada grelhada com o acompanhamento de couve coração salteada.

O peixe é um alimento muitas vezes desvalorizado, a maioria das pessoas prefere a carne. O que muitos desconhecem é que o peixe pode ser igualmente saboroso e podemos fazer uma refeição em poucos minutos.


Fazer peixe grelhado com legumes é uma maneira prática e simples de preparar uma refeição cheia de sabor e saúde para toda a família. Assim juntas aos benefícios do peixe, as propriedades nutritivas dos legumes.


Ingredientes

Para o peixe:

  • Dourada da costa

  • Sumo de limão

  • Alho picado q.b

  • Cebolinho q.b

  • Sal e pimenta q.b

  • 1 colher de sopa de azeite

Para a couve:

  • Meia couve coração

  • 1 cenoura média

  • 1 colher de sopa de azeite

  • sal e pimenta q.b.

Preparação

Para o peixe:

  1. Prepara o peixe. Para isso passa-o por água fria corrente, elimina as escamas e as vísceras, e faz três cortes transversais de ambos os lados do peixe. Se quiseres, podes pedir na peixaria para fazerem isso, assim será mais prático.

  2. Mistura numa tigela uma pitada de sal, pimenta, alho picado, sumo do limão, azeite e o cebolinho.

  3. Coloca o peixe num tabuleiro forrado com papel vegetal, adiciona a marinada e esfrega bem a marinada no peixe.

  4. Leva a dourada ao forno pré aquecido a 180º, sem deixar cozinhar demasiado (o meu deixei cerca de 25 minutos)

Para a couve:

  1. Depois de lavar a couve, corta-a em juliana. Descasca e rala a cenoura.

  2. Numa frigideira coloca o azeite e deixa aquecer. Junta a couve, a cenoura e um pouco de sal e pimenta e coloca uma tampa. Deixa cozinhar cerca de dez minutos mexendo com frequência (se gostares da couve mais cozida deixa cozinhar mais tempo).

Considerações

1- Não exageres na gordura. O peixe contém gordura, por isso não precisas de adicionar muito azeite para assar (até podes fazer sem azeite).

2- Atenção ao tempo. Não deixes o peixe demasiado tempo no forno ou não o cozinhes a uma temperatura muito alta. O peixe assa muito mais depressa que a carne e quando exposto a calor excessivo ou durante demasiado tempo fica muito seco.

3- Escolhe bem o peixe. Ao comprar um peixe, verifica algumas características que podem sinalizar a sua qualidade e bom estado de conservação: pele brilhante, olhos salientes e brilhantes, brânquias avermelhadas e odor suave.



Podes trocar a dourada por qualquer outro peixe e fazer refeições de peixe deliciosas!

Não deixes de experimentar e partilhar comigo📸

Comments


Não percas!

Subscreve gratuitamente, recebe um Planner Semanal de Refeições e muitas mais informações atualizadas no âmbito de um estilo de vida saudável

Imagem1.png
  • Grey Instagram Ícone
  • Ícone cinza LinkedIn

©2020, orgulhosamente criado por Cátia Pereira

bottom of page